Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35573
Author(s): Carneiro, Mafalda Alves
Advisor: Calado, Alexandre
Date: 29-Oct-2025
Title: Caminhos de voz e participação: Perspetiva dos jovens acerca do papel da escola na promoção da participação social
Reference: Carneiro, M. A. (2025). Caminhos de voz e participação: Perspetiva dos jovens acerca do papel da escola na promoção da participação social [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35573
Keywords: Participação social -- Social participation
Cidadania -- Citizenship
Escola
Jovem -- Young
Abstract: A participação social traduz-se no exercício da cidadania por parte dos cidadãos, através de ações individuais e coletivas orientadas para a melhoria da vida enquanto sociedade. Neste contexto, a escola tem um papel fundamental no incentivo e na criação de condições para que os jovens participem, dando-lhes voz e responsabilidade, tanto na sala de aula como em ambiente escolar. A presente investigação tem como objetivo compreender as perspetivas dos jovens sobre o papel da Escola na promoção da participação social, explorando vertentes como as experiências escolares, educação para a cidadania e visões da juventude sobre o futuro. Para tal, recorre-se a uma abordagem qualitativa com base em 17 entrevistas realizadas a jovens, complementadas por entrevistas exploratórias, revisão de literatura de estudos anteriores e análise documental da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Os resultados mostram que, embora os jovens vejam a Escola enquanto espaço democrático que deve criar uma relação de proximidade entre o ensino e as vivências, as suas experiências escolares revelam a perceção de um desfasamento entre esse ideal e a realidade atual do ensino. Isto sugere a necessidade urgente de se repensar o que se pretende da instituição no fomento da cidadania e participação da juventude.
Social participation means citizens exercising their citizenship through individual and collective actions aimed to improve life as a society. In this context, School plays a fundamental role in encouraging and creating conditions for young people to participate, by giving them a voice and responsibility, both in the classroom and in the school environment. This research aims to understand young people's perspectives on the role of School in promoting social participation, by exploring aspects such as school experiences, education for citizenship and young people's visions of the future. In order to achieve this, a qualitative approach was used, based on 17 interviews with young people, in addition to exploratory interviews, a literature review of previous studies and a documentary analysis of the National Strategy for Citizenship Education (ENEC). The results show that, although young people see School as a democratic space that should create a close link between education and life experiences, their school journeys reveal a perceived gap between this ideal and the current reality of education. This suggests an urgent need to rethink what is intended of this institution in promoting citizenship and youth participation.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Sociologia
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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