Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35573
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCalado, Alexandre-
dc.contributor.authorCarneiro, Mafalda Alves-
dc.date.accessioned2025-11-19T15:28:07Z-
dc.date.available2025-11-19T15:28:07Z-
dc.date.issued2025-10-29-
dc.date.submitted2025-09-
dc.identifier.citationCarneiro, M. A. (2025). Caminhos de voz e participação: Perspetiva dos jovens acerca do papel da escola na promoção da participação social [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35573por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35573-
dc.description.abstractA participação social traduz-se no exercício da cidadania por parte dos cidadãos, através de ações individuais e coletivas orientadas para a melhoria da vida enquanto sociedade. Neste contexto, a escola tem um papel fundamental no incentivo e na criação de condições para que os jovens participem, dando-lhes voz e responsabilidade, tanto na sala de aula como em ambiente escolar. A presente investigação tem como objetivo compreender as perspetivas dos jovens sobre o papel da Escola na promoção da participação social, explorando vertentes como as experiências escolares, educação para a cidadania e visões da juventude sobre o futuro. Para tal, recorre-se a uma abordagem qualitativa com base em 17 entrevistas realizadas a jovens, complementadas por entrevistas exploratórias, revisão de literatura de estudos anteriores e análise documental da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Os resultados mostram que, embora os jovens vejam a Escola enquanto espaço democrático que deve criar uma relação de proximidade entre o ensino e as vivências, as suas experiências escolares revelam a perceção de um desfasamento entre esse ideal e a realidade atual do ensino. Isto sugere a necessidade urgente de se repensar o que se pretende da instituição no fomento da cidadania e participação da juventude.por
dc.description.abstractSocial participation means citizens exercising their citizenship through individual and collective actions aimed to improve life as a society. In this context, School plays a fundamental role in encouraging and creating conditions for young people to participate, by giving them a voice and responsibility, both in the classroom and in the school environment. This research aims to understand young people's perspectives on the role of School in promoting social participation, by exploring aspects such as school experiences, education for citizenship and young people's visions of the future. In order to achieve this, a qualitative approach was used, based on 17 interviews with young people, in addition to exploratory interviews, a literature review of previous studies and a documentary analysis of the National Strategy for Citizenship Education (ENEC). The results show that, although young people see School as a democratic space that should create a close link between education and life experiences, their school journeys reveal a perceived gap between this ideal and the current reality of education. This suggests an urgent need to rethink what is intended of this institution in promoting citizenship and youth participation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectParticipação social -- Social participationpor
dc.subjectCidadania -- Citizenshippor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectJovem -- Youngpor
dc.titleCaminhos de voz e participação: Perspetiva dos jovens acerca do papel da escola na promoção da participação socialpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid204028361por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mafalda_alves_carneiro.pdf4,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons