Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/28761| Author(s): | Inácio, A. |
| Date: | 2023 |
| Title: | A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses |
| Book title/volume: | Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje |
| Event title: | 14.º Congresso Nacional BAD |
| Reference: | Inácio, A. (2023). A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses. Em Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje. BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. https://doi.org/10.48798/congressobad.2883 |
| DOI (Digital Object Identifier): | https://doi.org/10.48798/congressobad.2883 |
| Keywords: | Bibliotecas de ensino superior Serviços de formação Estratégias de inclusão Estudantes de Países de Língua Oficial Portuguesa |
| Abstract: | Na sequência de uma proposta de ação de formação sobre boas práticas na elaboração de trabalhos científicos, a Biblioteca do Iscte integrou uma parceria, gerida pelo Laboratório de Competências Transversais, para aplicar conteúdos de formação nessa mesma temática a estudantes estrangeiros. Percebeu, contudo, que os destinatários tinham especificidades que mereciam o desenvolvimento de um trabalho dirigido, dado tratar-se de um conjunto de estudantes oriundos da Guiné-Bissau, a frequentar o 2.º ciclo, com dificuldades de compreensão da língua portuguesa e herdeiros de um sistema de ensino desestruturado devido à Guerra. De forma a dar a melhor resposta às suas necessidades práticas na elaboração de trabalhos académicos, foi definido um plano de formação constituído por três módulos com o objetivo de responder às questões Como começar?, Como fazer? e Como apresentar? A formação foi dada em formato de oficina, ministrada por duas formadoras, tendo sido contruídos materiais de apoio que incluíram fichas de sistematização de conteúdos e exercícios práticos feitos em contexto de sala, com acompanhamento. A apresentação deste trabalho pretende expor as estratégias utilizadas como resultado da preocupação existente na inclusão destes estudantes e, sobretudo, refletir sobre as lições aprendidas, desmistificando, em simultâneo, alguns preconceitos. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| hdl_28761.pdf | 209,57 kB | Adobe PDF | View/Open | |
| hdl_28761_apresentacao.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












