Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/28761Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Inácio, A. | - |
| dc.date.accessioned | 2023-06-01T10:29:42Z | - |
| dc.date.available | 2023-06-01T10:29:42Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | Inácio, A. (2023). A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses. Em Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje. BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. https://doi.org/10.48798/congressobad.2883 | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/28761 | - |
| dc.description.abstract | Na sequência de uma proposta de ação de formação sobre boas práticas na elaboração de trabalhos científicos, a Biblioteca do Iscte integrou uma parceria, gerida pelo Laboratório de Competências Transversais, para aplicar conteúdos de formação nessa mesma temática a estudantes estrangeiros. Percebeu, contudo, que os destinatários tinham especificidades que mereciam o desenvolvimento de um trabalho dirigido, dado tratar-se de um conjunto de estudantes oriundos da Guiné-Bissau, a frequentar o 2.º ciclo, com dificuldades de compreensão da língua portuguesa e herdeiros de um sistema de ensino desestruturado devido à Guerra. De forma a dar a melhor resposta às suas necessidades práticas na elaboração de trabalhos académicos, foi definido um plano de formação constituído por três módulos com o objetivo de responder às questões Como começar?, Como fazer? e Como apresentar? A formação foi dada em formato de oficina, ministrada por duas formadoras, tendo sido contruídos materiais de apoio que incluíram fichas de sistematização de conteúdos e exercícios práticos feitos em contexto de sala, com acompanhamento. A apresentação deste trabalho pretende expor as estratégias utilizadas como resultado da preocupação existente na inclusão destes estudantes e, sobretudo, refletir sobre as lições aprendidas, desmistificando, em simultâneo, alguns preconceitos. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | BAD- Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação | por |
| dc.relation.ispartof | Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Bibliotecas de ensino superior | por |
| dc.subject | Serviços de formação | por |
| dc.subject | Estratégias de inclusão | por |
| dc.subject | Estudantes de Países de Língua Oficial Portuguesa | por |
| dc.title | A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses | por |
| dc.type | conferenceObject | por |
| dc.event.title | 14.º Congresso Nacional BAD | por |
| dc.event.type | conferência | por |
| dc.event.location | Faro | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.description.version | publicada | por |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.48798/congressobad.2883 | por |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
| iscte.subject.ods | Educação de qualidade | - |
| iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | - |
| dc.event.startdate | 2023-05-03 | - |
| dc.event.enddate | 2023-05-05 | - |
| Aparece nas coleções: | SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| hdl_28761.pdf | 209,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| hdl_28761_apresentacao.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












