Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23936| Autoria: | Mendes, M. M. Sá, T. |
| Data: | 2021 |
| Título próprio: | O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo |
| Número: | 28 |
| Paginação: | 105 - 122 |
| ISSN: | 1646-5075 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/configuracoes.14422 |
| Palavras-chave: | Ensino superior Experiência pedagógica Sociologia Arquitetura Urbanismo |
| Resumo: | Este artigo dá conta de uma análise sobretudo (auto-)reflexiva tendo por base duas experiências concretas, ainda que ligeiramente distintas, na lecionação de unidades curriculares da área disciplinar da Sociologia nos 3 ciclos de ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo numa instituição do ensino superior público. A abordagem centra-se não só na identificação das principais dificuldades e tensões, mas também nos desafios que têm marcado estas práticas pedagógicas. São também exploradas algumas possibilidades de cruzamento interdisciplinar no sentido de operacionalizar, e vincar, o papel e a relevância do conhecimento sociológico no ensino, na investigação e na intervenção profissional dos futuros arquitetos e urbanistas. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| article_84708.pdf | Versão Editora | 470,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












