Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/23936| Author(s): | Mendes, M. M. Sá, T. |
| Date: | 2021 |
| Title: | O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo |
| Number: | 28 |
| Pages: | 105 - 122 |
| ISSN: | 1646-5075 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/configuracoes.14422 |
| Keywords: | Ensino superior Experiência pedagógica Sociologia Arquitetura Urbanismo |
| Abstract: | Este artigo dá conta de uma análise sobretudo (auto-)reflexiva tendo por base duas experiências concretas, ainda que ligeiramente distintas, na lecionação de unidades curriculares da área disciplinar da Sociologia nos 3 ciclos de ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo numa instituição do ensino superior público. A abordagem centra-se não só na identificação das principais dificuldades e tensões, mas também nos desafios que têm marcado estas práticas pedagógicas. São também exploradas algumas possibilidades de cruzamento interdisciplinar no sentido de operacionalizar, e vincar, o papel e a relevância do conhecimento sociológico no ensino, na investigação e na intervenção profissional dos futuros arquitetos e urbanistas. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| article_84708.pdf | Versão Editora | 470,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












