Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/15990| Author(s): | Januário, J. Oliveira, A. |
| Date: | 2017 |
| Title: | Representação da imagem fotográfica: perceções dos utilizadores |
| Pages: | 264-270 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.23919/CISTI.2017.7975887 |
| Keywords: | Informação Internet Fotografia Rede Social Utilizador |
| Abstract: | Com o crescimento da utilização de dispositivos digitais com acesso à internet juntamente com a democratização da fotografia, no formato digital, torna-se o cidadão comum em criador da mensagem que antes era do exclusivo domínio dos Média tradicionais, recorrendo a uma linguagem visual e global. A fotografia é uma representação única da realidade condicionada pelo momento e contexto em que é produzida e depois apresentada. O enquadramento teórico aborda as redes sociais enquanto conceito de comunicação online e como esta transforma as estruturas sociais através da interação entre os utilizadores. No âmbito da investigação empírica foi aplicado um questionário a 322 utilizadores das redes sociais, em geral. Verificou-se que os utilizadores vêem fotografias com alguma frequência, apreciando-as e comentando-as, em particular quando envolvem a presença de pessoas próximas (amigos e familiares). Em contrapartida, no que se refere ao arquivamento e partilha da fotografia online, os familiares são menos valorizados, sendo mais privilegiadas associações com objetos ou paisagens. A utilização das redes sociais para visualizar/percecionar fotografias é motivada pelas funcionalidades diretas destas redes – que facilitam, p.e., o assinalar de um gosto ou comentário – e pela presença de pessoas. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | ISTAR-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Representação da Imagem Fotográfica.pdf | Pós-print | 241,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












