Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/9624| Author(s): | Dias, P. |
| Date: | 2014 |
| Title: | Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências |
| Volume: | 2 |
| Number: | 2 |
| Pages: | 397-427 |
| ISSN: | 2182-9608 |
| Keywords: | Participação em sala de aula por sexo Aprendizagem das ciências Equidade pedagógica do professor |
| Abstract: | Comparamos neste artigo os níveis de participação verbais de alunos do sexo masculino e feminino no contexto da sala de aula. Procurámos também perspetivar a influência do professor nesses níveis de participação. Trabalhámos com uma amostra de vinte e quatro professores e 651 de seus alunos, do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os estudantes do sexo masculino tendem a participar verbalmente mais do que as suas colegas. O papel do professor parece reforçar esta tendência, uma vez que, no cômputo geral, no âmbito da sua estratégia pedagógica, tendem a promover estratégias interativas em aula que favorecem maioritariamente os alunos em detrimento das alunas. |
| Peerreviewed: | Sim |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| publisher_version_Dias_revista_UIIPS.pdf | 742,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












