Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/883| Author(s): | Neves, Isabel Morais, Ana Maria |
| Date: | 3-Dec-2008 |
| Title: | Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar |
| Journal title: | Sociologia, Problemas e Práticas |
| Number: | 19 |
| Pages: | 127-164 |
| Reference: | Neves, I. & Morais, A. M. (1996). Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar. Sociologia, Problemas e Práticas, (19), 127-164. http://hdl.handle.net/10071/883 |
| ISSN: | 0873-6529 |
| Keywords: | Família Escola Código pedagógico Práticas pedagógicas familiares Aproveitamento escolar |
| Abstract: | Neste artigo descreve-se um estudo qualitativo sobre práticas pedagógicas familiares. Pretende-se caracterizar o código pedagógico subjacente a essas práticas e apreciar em que medida elas estão associadas a diferentes grupos sociais. Pretende-se ainda relacionar a prática pedagógica da família com o aproveitamento dos alunos. A análise da prática pedagógica familiar baseou-se num modelo derivado da teoria de Bernstein, que fornece indicadores quanto ao universo discursivo da família e quanto à forma como os conhecimentos e valores são transmitidos. O estudo foca-se em cinco famílias, seleccionadas de uma amostra socialmente heterogénea (classe social, raça, sexo) de 80 alunos de uma escola preparatória localizada na área suburbana de Lisboa. O principal critério usado na sua selecção foi o aproveita- mento discrepante revelado pelos filhos em relação à média dos respectivos grupos sociais. Foi possível, com este estudo, encontrar um padrão de relação entre diferentes modalidades de código pedagógico (teorias de instrução) e o grupo social das famílias estudadas. Contudo, existem variações. mais ou menos acentuadas, que parecem estar relacionadas com as discrepâncias encontradas no aproveitamento diferencial dos filhos. A delicadeza das aná- lises desenvolvidas possibilitaram, assim, a emergência de relações que, através de uma abordagem quantitativa, não seriam desvendadas. |
| Peerreviewed: | Sim |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| article_hdl883.pdf | 647,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












