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http://hdl.handle.net/10071/8200| Author(s): | Afonso, A Eloy, S. |
| Date: | 2014 |
| Title: | As visões futuristas no cinema: a morfologia da cidade futura nos filmes de ficção científica |
| Number: | 11 (1º sem.) |
| Pages: | 166-191 |
| ISSN: | 1984-5766 |
| Keywords: | Cinema Ficção-cientifica Futuro Cidade |
| Abstract: | Os cenários imaginários e fisicamente inexistentes que povoam as experiências cinematográficas, são veículos para a aplicação de processos construtivos e representativos do espaço tal como num projeto de arquitetura da fantasia. Neste artigo, através da viagem por alguns filmes de ficção científica onde a arquitetura moderna se encontra protagonizada, propõe-se dissecar algumas visões perante o futuro e o seu papel na arquitetura da cidade. Como casos de estudo apresentam-se três visões de mundos futuros através de três filmes representativos de diferentes fases da arquitetura moderna: a busca pela arquitetura moderna - Things to Come (1936) de William Cameron Menzies; a crítica à arquitetura moderna - os filmes de Jacques Tati; o pós-moderno - Blade Runner (1982) de Ridley Scott. De diferentes formas o cinema representa a arquitetura através de uma narrativa, criando cenários de autênticas cidades de modo a que as histórias se tornem reais. No processo de projeto de arquitetura essa narrativa existe apenas no imaginário do arquiteto que idealiza os espaços para serem vividos de acordo com a sua perspetiva de utilização. |
| Peerreviewed: | Sim |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | DAU-RI - Artigos em Revistas Científicas Internacionais |
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