Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/6181| Author(s): | Cardão, Marcos Henrique Ramos de Sousa |
| Advisor: | Rodrigues, Luís Nuno Xavier, Ângela Barreto |
| Date: | 2012 |
| Title: | Fado tropical: O luso-tropicalismo na cultura de massas (1960-1974) |
| Reference: | Cardão, M. H. R. de S. (2012). Fado tropical: O luso-tropicalismo na cultura de massas (1960-1974) [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6181 |
| ISBN: | 978-989-732-260-0 |
| Keywords: | Luso-tropicalismo Nacionalismo -- Nationalism Ideologia colonial Cultura de massas -- Mass culture Colonial ideology Popular culture |
| Abstract: | Baseado num conjunto de pressupostos históricos, lugares comuns sobre o carácter
dos portugueses e apriorismos sobre o seu modo de ser, o luso-tropicalismo moldou-se à
história de Portugal e foi indispensável para a sobrevivência da «comunidade lusíada»
nas últimas décadas do regime autoritário. Este modo particular de reinterpretar a
história da colonização portuguesa ganhou consistência na década de 1960, quando uma
série de rituais e práticas prosaicas contribuiu para promover a ideia de que Portugal era
um país multirracial, geograficamente diverso, e uma unidade politicamente
homogénea.
O objectivo desta investigação é descrever e analisar um conjunto de acontecimentos
comuns que generalizaram o luso-tropicalismo na vida diária. Vou procurar demonstrar
como uma série de acontecimentos da cultura de massas – desde ícones do futebol,
como Eusébio, passando por celebridades da música popular portuguesa, como João
Maria Tudella e Eduardo Nascimento, entre outros, até aos concursos de beleza
realizados na década de 1970 – dialogaram com os temas associados ao luso-tropicalismo, contribuindo em muitos casos para naturalizar as suas representações.
Além do objectivo puramente historiográfico, que passa por recensear as formas que
banalizaram o luso-tropicalismo fora do campo institucional, este trabalho pretende
igualmente assinalar a contingência das representações luso-tropicalistas, que acabaram
por soçobrar pouco tempo após a queda do regime autoritário. Based in historical assumptions and commonplaces about the character of the Portuguese, the luso-tropicalism was a way to imagine the Portuguese community, which tended to highlight the natural disposition of the Portuguese for a settlement without prejudice of «color or race». Almost treated as a form of life, this particular way of reinterpret the history of Portuguese colonization won consistency in the last decades of authoritarian rule, when a series of rituals fostered the idea that Portugal was a multiracial country, geographically diverse and a politically homogeneous unit. My aim in this dissertation is to describe and analyse key cultural phenomena that spread luso-tropicalism in everyday life. I will argue that some artefacts of mass culture – namely football icons, such as Eusébio, celebrities of Portuguese popular music, such as João Maria Tudella, Eduardo Nascimento, among others, and beauty pageants held in the 1970’s – managed to reiterate the main themes of luso-tropicalism outside the ordinary campaigns of self-justification. Besides the historiographical objective, this work also intends to point out the contingency of luso-tropicalist representations, which somehow disappeared immediately after the Portuguese decolonization. |
| Department: | Departamento de História |
| Degree: | Doutoramento em História Moderna e Contemporânea |
| Access type: | Restricted Access |
| Appears in Collections: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
| File | Size | Format | |
|---|---|---|---|
| phd_marcos_sousa_cardao.pdf Restricted Access | 5,35 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












