Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35642
Author(s): Boavida, Miguel Ângelo Santos Figueira Morgado
Advisor: Costa, Renato Jorge Lopes da
Pereira, António Ângelo Machado Matos
Date: 25-Sep-2025
Title: Estratégia de transformação digital de uma PME do sector metalomecânico: Estudo de caso da Mosinox
Reference: Boavida, M. A. S. F. M. (2025). Estratégia de transformação digital de uma PME do sector metalomecânico: Estudo de caso da Mosinox [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35642
Keywords: Transformação digital -- Digital transformation
Maturidade digital
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Sector da metalomecânica
Plano de implementação
Indústria 4.0.
Digital maturity
Metalworking sector
Implementation plan
Industry 4.0.
Abstract: Ao longo dos últimos anos, as empresas têm vindo a deparar-se com um desafio constante e uma necessidade crescente de se transformarem digitalmente. A transformação digital (TD) tornou-se uma necessidade e a adoção de tecnologias digitais avançadas não é mais apenas uma opção, mas uma necessidade que permite às empresas aumentarem a sua eficiência operacional, melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços e responder de forma ágil às exigências do mercado. As empresas que adotem a digitalização estarão assim mais bem preparadas para enfrentar os desafios atuais e futuros e conseguirão destacar-se num mercado cada vez mais competitivo. Assim, esta tese de mestrado analisa o processo de TD de uma PME portuguesa do setor metalomecânico, a Mosinox. O estudo avalia o nível de maturidade digital atual da empresa propondo um plano estratégico para a implementação da TD. Para tal adotou-se uma abordagem metodológica mista, integrando métodos qualitativos e quantitativos, por forma a garantir uma análise abrangente e rigorosa. Efetuou-se a recolha de dados por meio de entrevistas, questionários e análise documental, e procedeu-se à análise dos dados recorrendo a ferramentas específicas, que juntamente com os resultados da análise financeira e do questionário de maturidade digital, permitiram obter uma visão integrada da realidade atual da empresa e do seu nível de maturidade digital. Os resultados evidenciaram limitações estruturais e tecnológicas, mas também oportunidades de crescimento e inovação. O estudo contribui para a compreensão dos desafios e estratégias da TD em PMEs portuguesas, apresentando recomendações práticas para a Mosinox.
Over the past years, companies have been facing constant challenges and a growing need to undergo digital transformation. Digital transformation (DT) has become essential, and the adoption of advanced digital technologies is no longer an option, but a necessity that enables companies to increase their operational efficiency, improve the quality of their products and services, and respond to market demands. Companies that the vision to seize this opportunity and embrace digitalization will be better prepared to face current and future challenges and to stand out in an increasingly competitive market. Accordingly, this master’s thesis looks at the DT process of a Portuguese SME in the metalworking sector, Mosinox and assesses the company’s current level of digital maturity proposing a strategic plan for the DT implementation. To achieve this, a mixed methodology approach was adopted, combining both qualitative and quantitative methods to ensure a comprehensive and rigorous analysis of Mosinox’s current state. Data was collected through the means of interviews, questionnaires, and document analysis, and analysed using specific strategic analysis tools, that together with the results retrieved from the financial analysis of the company account reports and the digital maturity questionnaire, allowed for the creation of an integrated view of the company’s reality and its current level of digital maturity. The results of the study highlight structural and technological limitations, but also opportunities for growth and innovation. The study contributes to the understanding of the challenges and strategies of DT in the Portuguese SMEs, presenting practical recommendations for the company Mosinox.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_miguel_morgado_boavida.pdf
  Restricted Access
1,01 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.