Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/3023| Author(s): | Ussene, Camilo |
| Date: | 2011 |
| Title: | A formação de professores em Moçambique e o desenvolvimento criativo e reflexivo |
| ISBN: | 978-972-8335-20-5 |
| Keywords: | Currículo Formação de professores Criatividade Reflexividade Moçambique |
| Abstract: | Este trabalho de investigação para dissertação de mestrado teve como objectivo analisar o processo de formação de professores em exercício do Instituto de Magistério Primário da Matola (IMAP) em Moçambique e contribuir para que se desenvolva uma postura criativa e reflexiva desses formandos e uma consequente melhoria da qualidade do ensino. Os resultados da pesquisa revelam que a criatividade e a reflexividade não são prática corrente no processo de ensino e aprendizagem na amostra do estudo em causa, conforme se pôde observar nas aulas assistidas tanto no IMAP como na Escola Primária do Jardim, especificamente em relação aos formadores e formandos assistidos. A relação teoria e prática é feita sem que os intervenientes tenham consciência plena da verdadeira interligação entre estes dois aspectos. Se a formação de professores em exercício aliar a reflexão à acção, essa relação tenderá a desenvolver um professor criativo e reflexivo no exercício das suas actividades profissionais. |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Ussene_COOPEDUI_3.6.pdf | 684,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












