Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/26281| Author(s): | Aguiar, C. Cadima, J. Correia, N. Daniel, J. Fialho, A. Gamelas, A, Aguiar, A. Ferreira, M. Peceguina, I. Santos, A. J. Pimentel, J. |
| Editor: | Sofia Freire |
| Date: | 2021 |
| Title: | Inclusão e participação social em educação de infância |
| Book title/volume: | Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise |
| Pages: | 52 - 60 |
| Collection title and number: | Educação XXI |
| Reference: | Aguiar, C., Cadima, J., Correia, N., Daniel, J., Fialho, A., Gamelas, A,, Aguiar, A., Ferreira, M., Peceguina, I., Santos, A. J., & Pimentel, J., (2021). Inclusão e participação social em educação de infância. Em Sofia Freire (Eds.). Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise (pp.52-60). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/26281 |
| ISBN: | 978-989-8753-65-6 |
| Abstract: | A inclusão em educação de infância pode ser definida como o conjunto de valores, políticas e práticas que apoiam o direito de cada criança e da sua família, independentemente das suas capacidades, a participar num vasto conjunto de atividades e contextos enquanto membros de pleno direito (DEC/ NAEYC, 2009). De acordo com esta definição, os resultados desejáveis das experiências inclusivas para crianças com e sem incapacidades, incluem um sentimento de pertença, relações sociais positivas e amizades, desenvolvimento e aprendizagem. Assim, podemos considerar que contextos de educação de infância de elevada qualidade são aqueles que permitem atingir estes objetivos, respondendo às necessidades de todas as crianças, de modo a que possam atingir todo o seu potencial. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIS-CLI - Capítulos de livros internacionais |
Files in This Item:
| File | Size | Format | |
|---|---|---|---|
| bookPart_85143.pdf | 457,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












