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http://hdl.handle.net/10071/26026| Author(s): | Santos, S. |
| Date: | 2022 |
| Title: | Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha |
| Journal title: | Ex aequo |
| Number: | 45 |
| Pages: | 15 - 30 |
| Reference: | Santos, S. (2022). Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha. Ex aequo, 45, 15-30. http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.03 |
| ISSN: | 0874-5560 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.22355/exaequo.2022.45.03 |
| Keywords: | Teorias feministas do Direito Professoras de Direito Estudos de caso Alemanha Inglaterra |
| Abstract: | Os cursos de Direito têm hoje uma forte presença de alunas. E as professoras? Com base em dois estudos de caso, discutem-se as condições e os impactos da docência no feminino. O argumento principal é que a entrada de professoras de Direito nas universidades fez-se, desde o início, num processo de apoio e entreajuda entre colegas dentro e fora da academia, beneficiando das lutas dos movimentos feministas, das cumplicidades com aliados homens e de janelas de oportunidade políticas. Atualmente, a universidade neoliberal dificulta o trabalho em equipa, promove a competição a vários níveis e isola os/as profissionais. Em simultâneo, desvaloriza disciplinas e áreas de investigação sem uma tradução imediata em indicadores de empregabilidade e de sustentabilidade financeira. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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