Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/21382| Author(s): | Carvalho, X. |
| Date: | 2020 |
| Title: | “Em Moçambique... Epa, porra! Os filhos dos dirigentes tinham uma escola!” – Memórias de três gerações e suas narrativas escolares em África subsariana |
| Number: | 39 |
| Pages: | 161 - 185 |
| ISSN: | 1645-3794 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/cea.4997 |
| Keywords: | Pedagogia crítica Geração Etnografia Histórias de vida Narrativa Moçambique |
| Abstract: | Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| cea-4997.pdf | Versão Editora | 433,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












