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http://hdl.handle.net/10071/20873| Author(s): | Graça, J. |
| Date: | 2010 |
| Title: | Reafirmando a autoridade no meio escolar: a importância da qualidade das relações |
| Volume: | 1 |
| Number: | 1 |
| Pages: | 29 - 34 |
| ISSN: | 1877-5322 |
| Abstract: | A temática da autoridade das escolas e dos professores na sociedade actual tem sido alvo de uma crescente atenção por parte dos meios de comunicação social e da opinião pública. Identificado como um problema por parte dos órgãos decisores, a reafirmação da autoridade dos professores assume-se como objectivo a atingir. Partindo da visão de que os professores assumem um papel fundamental no processo de transmissão de conhecimento e respectiva acção educativa, enquanto figuras investidas de autoridade, o presente texto pretende explorar potenciais contributos da psicologia social para a resolução desta problemática. Neste quadro, a pesquisa realizada no domínio do reconhecimento da autoridade dos professores acentua a importância da qualidade do relacionamento entre ambas as partes – docentes e alunos. Especificamente, as evidências disponíveis indicam que a aposta em estratégias de relacionamento que considerem os interesses dos alunos, forneçam opções e minimizem o recurso a estratégias de coerção favorecem a afirmação da autoridade dos professores. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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| File | Description | Size | Format | |
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| Graca 2010.pdf | Versão Editora | 3,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
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