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http://hdl.handle.net/10071/20060| Author(s): | Silva, J. P. Estanque, E. Mineiro, J. Sebastião, J. Lopes, J. M. T. |
| Date: | 2019 |
| Title: | Antiguidade e poder simbólico na praxe académica |
| Volume: | 54 |
| Number: | 232 |
| Pages: | 438 - 460 |
| ISSN: | 0003-2573 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.31447/as00032573.2019232.01 |
| Keywords: | Praxe académica Antiguidade Poder Poder simbólico |
| Abstract: | A praxe académica consiste num conjunto de rituais iniciáticos que abrange um largo número de estudantes do ensino supe- rior português. Dela faz parte o exercício de poder assimétrico dos alunos mais antigos sobre os recém-chegados, uma lógica assimétrica que impõe uma hierarquia fundada na antigui- dade. Este artigo analisa as manifestações, a origem e os meca- nismos de legitimação e reprodução deste poder. Ele resulta da antiguidade dos estudantes mais velhos enquanto elementos de um grupo estabelecido, capaz de impor normas e barreiras, e reforça-se através de uma dimensão ritual e simbólica que o legitima e naturaliza, ocultando-o enquanto forma de poder. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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