Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/18016| Author(s): | Pinto, P. Da L. |
| Editor: | Jorge Fidalgo |
| Date: | 2017 |
| Title: | Paisagem, arquitetura, projeto e educação |
| Volume: | IV |
| Pages: | 98 - 118 |
| ISBN: | 978-972-96844-8-7 |
| Keywords: | Paisagem Arquitetura Projeto e educação |
| Abstract: | Face ao conjunto de ajustamentos que a Arquitetura e a Universidade têm tido desde o início deste novo século em Portugal, este artigo apresenta as motivações das experiências pedagógicas da unidade curricular de Projeto Final do curso de Arquitetura do ISCTE-IUL, onde, convocando várias disciplinas do espaço edificado e olhando em múltiplas escalas, se procuram novas formas profícuas de envolvimento da arquitetura e dos arquitetos com a sociedade, e onde a ideia de paisagem é estendida ao âmbito urbano e arquitetónico, com o intuito de alargar a consciência ética e social dos futuros arquitetos, sensibilizando-os para a necessidade de os seus projetos constituírem-se mais como “lugares-forma” do que “produtos-forma”, conforme a definição dada por Kenneth Frampton em 2001. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Pai Arq Proj Edu - Pedro Pinto 2017.pdf | Versão Editora | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












