Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16326| Author(s): | Ramos, F. R. Kopke, R. C. M. Domingos, A. M. |
| Date: | 2017 |
| Title: | Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses |
| ISBN: | 978-85-5722-046-1 |
| Keywords: | Arte Escher Matemática Pavimentações Isometrias |
| Abstract: | Parte substancial da obra de Escher é dedicada ao estudo do Plano Euclidiano, nomeadamente numa perspetiva de o pavimentar. É sobre este tópico da obra de Escher que incide o presente trabalho o qual pode ser encardao como um ‘tributo’ a Escher e à sua arte. À semelhança de muitos outros já existentes na literatura, este trabalho retrata a harmonia e afinidade existente entre a Arte e a Matemática nas criações do artista. Porém, face a algumas particularidades, julgamos que o nosso estudo prima por alguma singularidade, sendo exemplo elucidativo da expressão gráfica nas Artes Visuais e na Matemática, associado ao relato de uma experiência vivida em contexo escolar. Sustentando-se numa análise e apresentação cuidada dos procedimentos seguidos por Escher para pavimentar o plano, um grupo de alunos em risco de abandono escolar (com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos que não tinham concluído o ensino básico), (re)criou a obra de Escher em painéis de azulejo, mediante produções artísticas originais. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | DMQGE-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RamosF_KopkeR_DomingosA_Art2_Graphica2017.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












