Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/15042| Author(s): | Corgas, Ana Beatriz Coutinho |
| Advisor: | Martins, Dulce |
| Date: | 2017 |
| Title: | Aspirações de vida de estudantes universitários: um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL |
| Reference: | Corgas, A. B. C. (2017). Aspirações de vida de estudantes universitários: um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15042 |
| Keywords: | ISCTE-IUL Instituto universitário de Lisboa Psicologia social Estudante Universidade Estratégias de vida Passagem à vida ativa Aspirações de vida Estudantes universitários Alunos de mestrado do ISCTE-IUL Life aspirations Career University students ISCTE-IUL master degree’s students |
| Abstract: | O objetivo deste estudo foi perceber quais as aspirações de vida, pessoal e de carreira, dos
estudantes de mestrado do ISCTE-IUL e deste modo identificar evidências de validade da
CAS-R Aspirations Career Scale Revised (Gregor & O´Brien, 2015). Neste estudo
participaram 206 estudantes universitários de mestrado do ISCTE-IUL. O processo de análise
fatorial exploratória indicou a organização dos itens da escala em três fatores tal como
aconteceu na escala original: 1. Aspirações de Liderança, 2. Aspirações de Educação, 3.
Aspirações de Realização. No entanto, por verificações de discrepância de conteúdo de alguns
itens, 4 foram eliminados ficando a escala final com 19 dos 24 itens iniciais. Os resultados
mostraram os alunos universitários do ISCTE-IUL têm ambição de constituir família e de
exercer uma profissão muito relacionada com a sua área de estudos. Para além disto, as suas
aspirações de carreira situaram-se maioritariamente em aspirações de realização do que
liderança e educação. This study aimed to understand the life and career aspirations of the ISCTE-IUL master’s students and thus to identify evidence of validity of the CAS-R Aspirations Career Scale Revised (Gregor & O'Brien, 2015). This study involved 206 university students from the ISCTE-IUL master degree. The process of exploratory factorial analysis indicated the organization of the items of the scale in three factors as happened in the original scale: 1. Leadership Aspirations, 2. Education Aspirations, 3. Achivement Aspirations. However, by content discrepancy checks of some items, 4 were eliminated, leaving the final scale with 19 of the initial 24 items. The results showed the university students of ISCTE-IUL have ambition to set up family and to exercise a profession very related to their area of studies. In addition, their career aspirations were mostly focused on achievement aspirations rather than leadership and education |
| Degree: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| master_ana_coutinho_corgas.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












