Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/14389| Author(s): | Graça, J. Calheiros, M. M. Martins, A. |
| Date: | 2010 |
| Title: | Adaptação do Questionário de Autonomia nos Adolescentes (QAA) para a língua portuguesa |
| Volume: | 8 |
| Number: | 2 |
| Pages: | 237-250 |
| ISSN: | 1645-7927 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.14417/lp.644 |
| Keywords: | Adaptação Adolescentes Autonomia Avaliação |
| Abstract: | O presente estudo tem como objectivo principal apresentar a versão portuguesa do Questionário de Autonomia nos Adolescentes, traduzido e adaptado a partir do Adolescent Autonomy Questionnaire (Noom, 1999). De forma a observar as qualidades psicométricas da versão portuguesa procedeu-se à análise da estrutura factorial, análise da fidelidade, análise da sensibilidade e correlações inter-factores. Os resultados obtidos com uma amostra de 171 adolescentes indicaram, através de análise factorial confirmatória, que o modelo original constituído por três dimensões não se revelou adequado à estrutura correlacional observada. Neste sentido, recorreu-se a uma análise exploratória que reproduziu uma estrutura composta por quatro factores – Auto-determinação; Independência; Autonomia cognitiva e Autonomia emocional. Em termos gerais, observaram-se indícios favoráveis à adequabilidade da presente versão do instrumento para a população adolescente portuguesa em contexto escolar. As diferenças observadas entre os participantes em função da idade (14-16 anos vs. 17-19 anos) são consistentes com os resultados obtidos nos estudos do instrumento original, fornecendo evidências adicionais favoráveis à validade da versão portuguesa. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Adaptação do Questionário de Autonomia nos Adolescentes (QAA) para a lingua Portuguesa.pdf | 122,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












