Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/13851| Author(s): | Saraiva, M. |
| Date: | 2012 |
| Title: | A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português |
| Volume: | 3 |
| Number: | 5-6 |
| Pages: | 95-116 |
| ISSN: | 1646-897X |
| Keywords: | Gestão da qualidade total Ensino superior Princípios de Deming |
| Abstract: | No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português.pdf | 167,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












