Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8303
Autoria: Madeira da Silva, Teresa
Data: 2014
Título próprio: Valorização do Património Hoje Experiência no Ensino de Arquitetura
Palavras-chave: Património
Ensino da arquitetura
Ensino do projeto
Novas práticas em arquitetura
Resumo: Esta comunicação procura dar a conhecer uma experiência de ensino de projeto de Arquitetura desenvolvida Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa, a partir de uma experiência singular no contexto académico (Summer School internacional associado a uma UC de prática de projeto). A metodologia cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, as ideias centrais expressas nas cartas e convenções nacionais e internacionais relativas às questões do património, com o conceito de consciência histórica proveniente da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), tendo como pano de fundo as novas práticas da arquitetura e o novo perfil dos arquitetos. Pretende-se fazer ressaltar um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo e onde o património é visto a partir do presente. Os resultados obtidos mostram-nos que os estudantes atuam, por um lado, projetando com o construído – as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas, geográficas (territoriais) e sociais, e por outro, de acordo com o momento histórico em que nos encontramos - o presente, tendo em conta a cultura e as pessoas que neles habitam.
Arbitragem científica: Não
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-PD - Publicações didáticas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
APRESENTAÇÃO UNOVA - 2014-11-27.pdf15,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.