Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31458
Autoria: | Cachado, R. |
Editor: | Joana Alexandre Alexandra Almeida Ana Espirito-Santo Ana Lúcia Martins Cecília Aguiar Nádia Simões |
Data: | 2023 |
Título próprio: | Field research: Uma abordagem às metodologias qualitativas com recurso a ferramentas etnográficas |
Título e volume do livro: | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte |
Paginação: | 108 - 116 |
Referência bibliográfica: | Cachado, R. (2023). Field research: Uma abordagem às metodologias qualitativas com recurso a ferramentas etnográficas. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espirito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 108-116). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31458 |
ISBN: | 978-989-781-852-3 |
Palavras-chave: | Pesquisa de terreno Atividades pedagógicas em sala de aula |
Resumo: | Pesquisa de Terreno é uma optativa livre oferecida pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas, que pode ser frequentada por qualquer estudante nacional ou internacional que queira desenvolver competências no âmbito das metodologias qualitativas para as ciências sociais e humanas. Coordenada durante anos pela Professora Graça Cordeiro, antropóloga, esta unidade curricular agrega estudantes dos mais variados cursos de mestrado, mas também alguns de doutoramento e de licenciatura, chegando a ter quatro turmas, por vezes ultrapassando um total de cem alunos por semestre. A coordenadora tem convidado vários docentes para ajudar a lecionar as diferentes turmas, que operam todas no primeiro semestre. Desde o ano letivo de 2016/2017 que Pesquisa de Terreno é oferecida também em língua inglesa, havendo sempre uma turma que me cabe lecionar, a convite da coordenadora. Neste artigo descreverei a experiência que tenho tido ao longo dos anos, procurando dar conta dos desafios ao nível da língua e ao nível da qualidade da comunicação docente – estudantes, em confronto com o modelo pedagógico do Iscte. O foco do artigo será, contudo, nas práticas pedagógicas desenvolvidas. Ao longo de dez sessões, quatro sessões incluem exercícios práticos durante o tempo da sessão, permitindo uma abordagem que subalterniza o método expositivo e premeia o debate e a participação de formas diversas. Fora das aulas, os alunos desenvolvem um exercício etnográfico de curta duração, e os resultados serão igualmente apresentados e analisados, indicando possíveis melhorias no futuro desta UC, lecionada em língua inglesa. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_100612.pdf | 729,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.