Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31458
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cachado, R. | - |
dc.contributor.editor | Joana Alexandre | - |
dc.contributor.editor | Alexandra Almeida | - |
dc.contributor.editor | Ana Espirito-Santo | - |
dc.contributor.editor | Ana Lúcia Martins | - |
dc.contributor.editor | Cecília Aguiar | - |
dc.contributor.editor | Nádia Simões | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T09:12:06Z | - |
dc.date.available | 2024-04-04T09:12:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Cachado, R. (2023). Field research: Uma abordagem às metodologias qualitativas com recurso a ferramentas etnográficas. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espirito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 108-116). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31458 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-781-852-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31458 | - |
dc.description.abstract | Pesquisa de Terreno é uma optativa livre oferecida pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas, que pode ser frequentada por qualquer estudante nacional ou internacional que queira desenvolver competências no âmbito das metodologias qualitativas para as ciências sociais e humanas. Coordenada durante anos pela Professora Graça Cordeiro, antropóloga, esta unidade curricular agrega estudantes dos mais variados cursos de mestrado, mas também alguns de doutoramento e de licenciatura, chegando a ter quatro turmas, por vezes ultrapassando um total de cem alunos por semestre. A coordenadora tem convidado vários docentes para ajudar a lecionar as diferentes turmas, que operam todas no primeiro semestre. Desde o ano letivo de 2016/2017 que Pesquisa de Terreno é oferecida também em língua inglesa, havendo sempre uma turma que me cabe lecionar, a convite da coordenadora. Neste artigo descreverei a experiência que tenho tido ao longo dos anos, procurando dar conta dos desafios ao nível da língua e ao nível da qualidade da comunicação docente – estudantes, em confronto com o modelo pedagógico do Iscte. O foco do artigo será, contudo, nas práticas pedagógicas desenvolvidas. Ao longo de dez sessões, quatro sessões incluem exercícios práticos durante o tempo da sessão, permitindo uma abordagem que subalterniza o método expositivo e premeia o debate e a participação de formas diversas. Fora das aulas, os alunos desenvolvem um exercício etnográfico de curta duração, e os resultados serão igualmente apresentados e analisados, indicando possíveis melhorias no futuro desta UC, lecionada em língua inglesa. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Iscte - Instituto Universitário de Lisboa | - |
dc.relation.ispartof | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Pesquisa de terreno | por |
dc.subject | Atividades pedagógicas em sala de aula | por |
dc.title | Field research: Uma abordagem às metodologias qualitativas com recurso a ferramentas etnográficas | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.pagination | 108 - 116 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2024-04-04T10:11:16Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-100612 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_100612.pdf | 729,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.