Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31427
Autoria: Mateus, S.
Pintassilgo, S.
Editor: Joana Alexandre
Alexandra Almeida
Ana Espirito-Santo
Ana Lúcia Martins
Cecília Aguiar
Nádia Simões
Data: 2023
Título próprio: Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores
Título e volume do livro: Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Paginação: 33 - 42
Referência bibliográfica: Mateus, S., & Pintassilgo, S. (2023). Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espirito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 33-42). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31427
ISBN: 978-989-781-852-3
Palavras-chave: Pedagogia -- Pedagogy
Práticas pedagógicas
Música como recurso pedagógico
Ensino superior -- Higher education
Imagens como recurso pedagógico
Resumo: No presente capítulo apresentam-se duas experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito de diferentes Unidades Curriculares de 1º e 2º ciclo do Iscte. Nestas, faz-se uso de elementos visuais (fotografia, pintura, ilustração, cartaz, póster) e musicais (músicas selecionadas e projetadas, em áudio e vídeo) como pontos de partida para as sessões letivas. Estes elementos foram utilizados como recursos pedagógicos diferenciadores, cumprindo pressupostos e funções na aquisição de competências. A sua utilização demonstrou um efeito agregador e motivacional para a prática letiva, o reforço da pontualidade e assiduidade dos estudantes, da partilha de interesses, da interação e do reforço de relações de confiança. Contribuiu ainda para a difusão e discussão de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e para a mobilização para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas unidades curriculares em que foram utilizados.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_100956.pdf426,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.