Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31427
Autoria: | Mateus, S. Pintassilgo, S. |
Editor: | Joana Alexandre Alexandra Almeida Ana Espirito-Santo Ana Lúcia Martins Cecília Aguiar Nádia Simões |
Data: | 2023 |
Título próprio: | Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores |
Título e volume do livro: | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte |
Paginação: | 33 - 42 |
Referência bibliográfica: | Mateus, S., & Pintassilgo, S. (2023). Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espirito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 33-42). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31427 |
ISBN: | 978-989-781-852-3 |
Palavras-chave: | Pedagogia -- Pedagogy Práticas pedagógicas Música como recurso pedagógico Ensino superior -- Higher education Imagens como recurso pedagógico |
Resumo: | No presente capítulo apresentam-se duas experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito de diferentes Unidades Curriculares de 1º e 2º ciclo do Iscte. Nestas, faz-se uso de elementos visuais (fotografia, pintura, ilustração, cartaz, póster) e musicais (músicas selecionadas e projetadas, em áudio e vídeo) como pontos de partida para as sessões letivas. Estes elementos foram utilizados como recursos pedagógicos diferenciadores, cumprindo pressupostos e funções na aquisição de competências. A sua utilização demonstrou um efeito agregador e motivacional para a prática letiva, o reforço da pontualidade e assiduidade dos estudantes, da partilha de interesses, da interação e do reforço de relações de confiança. Contribuiu ainda para a difusão e discussão de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e para a mobilização para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas unidades curriculares em que foram utilizados. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_100956.pdf | 426,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.