Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31427
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mateus, S. | - |
dc.contributor.author | Pintassilgo, S. | - |
dc.contributor.editor | Joana Alexandre | - |
dc.contributor.editor | Alexandra Almeida | - |
dc.contributor.editor | Ana Espirito-Santo | - |
dc.contributor.editor | Ana Lúcia Martins | - |
dc.contributor.editor | Cecília Aguiar | - |
dc.contributor.editor | Nádia Simões | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-01T10:12:33Z | - |
dc.date.available | 2024-04-01T10:12:33Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Mateus, S., & Pintassilgo, S. (2023). Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espirito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 33-42). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31427 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-781-852-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31427 | - |
dc.description.abstract | No presente capítulo apresentam-se duas experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito de diferentes Unidades Curriculares de 1º e 2º ciclo do Iscte. Nestas, faz-se uso de elementos visuais (fotografia, pintura, ilustração, cartaz, póster) e musicais (músicas selecionadas e projetadas, em áudio e vídeo) como pontos de partida para as sessões letivas. Estes elementos foram utilizados como recursos pedagógicos diferenciadores, cumprindo pressupostos e funções na aquisição de competências. A sua utilização demonstrou um efeito agregador e motivacional para a prática letiva, o reforço da pontualidade e assiduidade dos estudantes, da partilha de interesses, da interação e do reforço de relações de confiança. Contribuiu ainda para a difusão e discussão de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e para a mobilização para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas unidades curriculares em que foram utilizados. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Iscte - Instituto Universitário de Lisboa | - |
dc.relation.ispartof | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Pedagogia -- Pedagogy | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Música como recurso pedagógico | por |
dc.subject | Ensino superior -- Higher education | por |
dc.subject | Imagens como recurso pedagógico | por |
dc.title | Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.pagination | 33 - 42 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2024-04-01T11:11:01Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-100956 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_100956.pdf | 426,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.