Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31427
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMateus, S.-
dc.contributor.authorPintassilgo, S.-
dc.contributor.editorJoana Alexandre-
dc.contributor.editorAlexandra Almeida-
dc.contributor.editorAna Espirito-Santo-
dc.contributor.editorAna Lúcia Martins-
dc.contributor.editorCecília Aguiar-
dc.contributor.editorNádia Simões-
dc.date.accessioned2024-04-01T10:12:33Z-
dc.date.available2024-04-01T10:12:33Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMateus, S., & Pintassilgo, S. (2023). Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espirito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 33-42). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31427-
dc.identifier.isbn978-989-781-852-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31427-
dc.description.abstractNo presente capítulo apresentam-se duas experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito de diferentes Unidades Curriculares de 1º e 2º ciclo do Iscte. Nestas, faz-se uso de elementos visuais (fotografia, pintura, ilustração, cartaz, póster) e musicais (músicas selecionadas e projetadas, em áudio e vídeo) como pontos de partida para as sessões letivas. Estes elementos foram utilizados como recursos pedagógicos diferenciadores, cumprindo pressupostos e funções na aquisição de competências. A sua utilização demonstrou um efeito agregador e motivacional para a prática letiva, o reforço da pontualidade e assiduidade dos estudantes, da partilha de interesses, da interação e do reforço de relações de confiança. Contribuiu ainda para a difusão e discussão de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e para a mobilização para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas unidades curriculares em que foram utilizados.por
dc.language.isopor-
dc.publisherIscte - Instituto Universitário de Lisboa-
dc.relation.ispartofExemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPedagogia -- Pedagogypor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectMúsica como recurso pedagógicopor
dc.subjectEnsino superior -- Higher educationpor
dc.subjectImagens como recurso pedagógicopor
dc.titleMotivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadorespor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination33 - 42-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2024-04-01T11:11:01Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-100956-
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_100956.pdf426,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.