Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29016
Autoria: Seabra, Teresa
Cândido, Ana Filipa
Tavares, Inês
Data: 2023
Título próprio: Atlas dos alunos com origem imigrante: Quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal
Referência bibliográfica: Seabra, T., Cândido, A. F., & Tavares, I. (2023), Atlas dos alunos com origem imigrante: Quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal. Observatório das Desigualdades. https://doi.org/10.15847/CIESODAtlasAlunosOrigemImigrante
ISBN: 978-972-8048-82-2
DOI (Digital Object Identifier): 10.15847/CIESODAtlasAlunosOrigemImigrante
Palavras-chave: Aluno -- Student
Imigrantes
Portugal
Resumo: Não existe conhecimento aprofundado sobre quem são e onde estão os alunos com origem imigrante no sistema de ensino português. Os dados oficiais comummente disponibilizados pelas entidades públicas informam apenas sobre a nacionalidade dos alunos do território nacional, sub-representando a realidade migratória nacional nas escolas portuguesas, o que pode enviesar, positiva ou negativamente, a leitura que se faz da mesma, bem como as políticas públicas idealizadas. Em Portugal existe uma escassez de estudos de carácter extensivo que retratem as características sociodemográficas e a localização no território nacional dos alunos com origem imigrante. Neste quadro, o Atlas dos Alunos de Origem Imigrante: quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os alunos com origem na imigração, conhecendo o seu perfil sociodemográfico e a sua localização no território nacional. Analisa-se em que medida existem (des)continuidades entre as condições sociais destes alunos e as dos seus pares autóctones e, tratando-se de um grupo bastante heterogéneo, explora-se de que modo estas mesmas condições variam conforme a origem nacional, o tipo de ascendência e o estatuto geracional dos alunos com origem imigrante. Este Atlas tem como base microdados cedidos pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) referentes a todos os alunos inscritos nos ensinos básico e secundário da rede pública em Portugal continental na segunda década dos anos 2000. Numa primeira fase, analisa-se o conjunto dos alunos com origem imigrante e, numa segunda fase, é detalhada a informação relativa aos alunos que têm origem nacional dos 18 países mais representados nas escolas portuguesas.
Arbitragem científica: no
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:OD-CIES - LA - Livro

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