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http://hdl.handle.net/10071/29016
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Seabra, Teresa | - |
dc.contributor.author | Cândido, Ana Filipa | - |
dc.contributor.author | Tavares, Inês | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T10:06:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-18T10:06:33Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Seabra, T., Cândido, A. F., & Tavares, I. (2023), Atlas dos alunos com origem imigrante: Quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal. Observatório das Desigualdades. https://doi.org/10.15847/CIESODAtlasAlunosOrigemImigrante | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8048-82-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/29016 | - |
dc.description.abstract | Não existe conhecimento aprofundado sobre quem são e onde estão os alunos com origem imigrante no sistema de ensino português. Os dados oficiais comummente disponibilizados pelas entidades públicas informam apenas sobre a nacionalidade dos alunos do território nacional, sub-representando a realidade migratória nacional nas escolas portuguesas, o que pode enviesar, positiva ou negativamente, a leitura que se faz da mesma, bem como as políticas públicas idealizadas. Em Portugal existe uma escassez de estudos de carácter extensivo que retratem as características sociodemográficas e a localização no território nacional dos alunos com origem imigrante. Neste quadro, o Atlas dos Alunos de Origem Imigrante: quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os alunos com origem na imigração, conhecendo o seu perfil sociodemográfico e a sua localização no território nacional. Analisa-se em que medida existem (des)continuidades entre as condições sociais destes alunos e as dos seus pares autóctones e, tratando-se de um grupo bastante heterogéneo, explora-se de que modo estas mesmas condições variam conforme a origem nacional, o tipo de ascendência e o estatuto geracional dos alunos com origem imigrante. Este Atlas tem como base microdados cedidos pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) referentes a todos os alunos inscritos nos ensinos básico e secundário da rede pública em Portugal continental na segunda década dos anos 2000. Numa primeira fase, analisa-se o conjunto dos alunos com origem imigrante e, numa segunda fase, é detalhada a informação relativa aos alunos que têm origem nacional dos 18 países mais representados nas escolas portuguesas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Observatório das Desigualdades | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aluno -- Student | por |
dc.subject | Imigrantes | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.title | Atlas dos alunos com origem imigrante: Quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal | por |
dc.type | book | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.identifier.doi | 10.15847/CIESODAtlasAlunosOrigemImigrante | - |
Aparece nas coleções: | OD-CIES - LA - Livro |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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