Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26625
Autoria: Carvalho, C.
Editor: Antonio Raimundo
Data: 2019
Título próprio: A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a política externa portuguesa?
Título e volume do livro: Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos
Paginação: 141 - 165
Referência bibliográfica: Carvalho, C. (2019). A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a política externa portuguesa?. EM Antonio Raimundo (Eds.). Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos (pp.141-165), CEI-Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/26625
ISBN: 978-989-781-168-5
Palavras-chave: Portugal
Palop
Política externa -- Foreign policy
Cooperação bilateral
CPLP
Educação -- Education
Resumo: Este artigo aborda as políticas de soft power no relacionamento entre Portugal e os PALOP salientando o papel do apoio aos sistemas de ensino e educação. A relação com os PALOP tem sido uma prioridade portuguesa desde as independências. Para a recriação dos laços com estes países africanos a política de cooperação portuguesa foi essencial, tendo desde o início apostado no apoio às áreas sociais. A proximidade com os PALOP foi reforçada pela criação da CPLP. Focando a cooperação bilateral portuguesa e a CPLP, o artigo argumenta que as políticas de soft power foram essenciais para a recriação do relacionamento de Portugal com os PALOP, tendo permitido reforçar a posição do país no palco internacional.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

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