Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25061
Autoria: Silva, P.
Alturas, B.
Editor: Álvaro Rocha, Arnaldo Martins, Gonçalo Paiva Dias, Luís Paulo Reis e Manuel Pérez Cota
Data: 2015
Título próprio: Acessibilidade na Web: estudo do nível de maturidade das instituições portuguesas de ensino superior
Volume: I
Paginação: 79 - 84
Título do evento: 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015
ISBN: 978-9-8998-4345-5
DOI (Digital Object Identifier): 10.1109/CISTI.2015.7170414
Palavras-chave: Acessibilidade na Web
Ensino Superior Português
Modelo de Maturidade
Nível de Maturidade
Diretiva Europeia
Web accessibility
Portuguese higher education
Accessibility maturity model
European directive
Resumo: A Comissão Europeia propôs uma Diretiva Europeia que estabelece normas de acessibilidade obrigatórias a aplicar aos serviços públicos essenciais a partir do final de 2015. Esta Diretiva tem o objetivo de garantir a universalidade da Web, procurando beneficiar mais de 180 milhões de cidadãos europeus, mas prevendo também a criação de um mercado estimado em 2000 milhões de euros. Conforme verificado, na revisão bibliográfica, as Instituições de Ensino Superior são identificadas como parte do problema, uma vez que muitos dos seus sítios Web apresentam sérios problemas de acessibilidade, mas também como parte da solução, como agentes de formação e sensibilização quanto aos benefícios da acessibilidade, bem como aos riscos da sua ausência. Foi efetuada uma recolha de dados, através da aplicação de um questionário, baseado na Carta de Compromisso e Modelo de Maturidade para a Acessibilidade da “Business Taskforce on Accessible Technology” às Instituições de Ensino Superior Português, permitindo determinar o nível médio de maturidade das instituições participantes bem como a sua disponibilidade para assumirem um compromisso para com a acessibilidade. Este artigo conclui que o nível de maturidade para a acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior Português é, em média baixo havendo no entanto uma grande disponibilidade para assumir um compromisso para melhorar a acessibilidade.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ISTAR-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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