Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16326
Autoria: Ramos, F. R.
Kopke, R. C. M.
Domingos, A. M.
Data: 2017
Título próprio: Escher: Arte e Matemática desenhadas por alunos portugueses
ISBN: 978-85-5722-046-1
Palavras-chave: Arte
Escher
Matemática
Pavimentações
Isometrias
Resumo: Parte substancial da obra de Escher é dedicada ao estudo do Plano Euclidiano, nomeadamente numa perspetiva de o pavimentar. É sobre este tópico da obra de Escher que incide o presente trabalho o qual pode ser encardao como um ‘tributo’ a Escher e à sua arte. À semelhança de muitos outros já existentes na literatura, este trabalho retrata a harmonia e afinidade existente entre a Arte e a Matemática nas criações do artista. Porém, face a algumas particularidades, julgamos que o nosso estudo prima por alguma singularidade, sendo exemplo elucidativo da expressão gráfica nas Artes Visuais e na Matemática, associado ao relato de uma experiência vivida em contexo escolar. Sustentando-se numa análise e apresentação cuidada dos procedimentos seguidos por Escher para pavimentar o plano, um grupo de alunos em risco de abandono escolar (com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos que não tinham concluído o ensino básico), (re)criou a obra de Escher em painéis de azulejo, mediante produções artísticas originais.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DMQGE-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RamosF_KopkeR_DomingosA_Art2_Graphica2017.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.