Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/9622Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
| dc.contributor.author | Oliveira, I. | - |
| dc.date.accessioned | 2015-08-07T15:58:02Z | - |
| dc.date.available | 2015-08-07T15:58:02Z | - |
| dc.date.issued | 2014 | - |
| dc.identifier.issn | 1022-5608 | por |
| dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/9622 | - |
| dc.description.abstract | Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas. Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Blogging | por |
| dc.subject | Comunidade de investigadores | por |
| dc.subject | Interação | por |
| dc.subject | Investigação-ação em rede | por |
| dc.subject | Diálogo reflexivo | por |
| dc.title | O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging | por |
| dc.type | article | en_US |
| dc.pagination | 1-11 | por |
| dc.publicationstatus | Publicado | por |
| dc.peerreviewed | Sim | por |
| dc.relation.publisherversion | http://www.rieoei.org/ | por |
| dc.journal | Revista Iberoamerican de Educación/Revista Ibero-Americana Educação | por |
| dc.distribution | Internacional | por |
| dc.volume | 2 | por |
| dc.number | 64 | por |
| degois.publication.firstPage | 1 | por |
| degois.publication.lastPage | 11 | por |
| degois.publication.issue | 64 | por |
| degois.publication.title | Revista Iberoamerican de Educación/Revista Ibero-Americana Educação | por |
| dc.date.updated | 2015-08-07T15:53:57Z | - |
| Appears in Collections: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| publisher_version_6037Oliveira.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












