Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/8514Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santos, A. J. | - |
| dc.contributor.author | Monteiro, L. | - |
| dc.contributor.author | Sousa, T. | - |
| dc.contributor.author | Fernandes, C. | - |
| dc.contributor.author | Torres, N. | - |
| dc.contributor.author | Vaughn, B. | - |
| dc.date.accessioned | 2015-03-04T14:40:40Z | - |
| dc.date.available | 2015-03-04T14:40:40Z | - |
| dc.date.issued | 2015 | - |
| dc.identifier.issn | 0102-7972 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/8514 | - |
| dc.description.abstract | O reduzido envolvimento social, aspeto central na definição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verificou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, tam- bém, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refletem as dificuldades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável. | por |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147229/PT | - |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Reduzido envolvimento social | por |
| dc.subject | Pré-escolar | por |
| dc.subject | Ajustamento psicossocial | por |
| dc.title | O reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar | por |
| dc.title.alternative | Low social engagement: Implications for children psychosocial adjustment in the preschool context | en |
| dc.type | article | - |
| dc.pagination | 186 - 193 | - |
| dc.publicationstatus | Publicado | por |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.journal | Revista Psicologia: Reflexão e Crítica | - |
| dc.distribution | Internacional | por |
| dc.volume | 28 | - |
| dc.number | 1 | - |
| degois.publication.firstPage | 186 | - |
| degois.publication.lastPage | 193 | - |
| degois.publication.issue | 1 | - |
| degois.publication.title | O reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar | por |
| dc.date.updated | 2019-05-02T13:19:14Z | - |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| dc.identifier.doi | 10.1590/1678-7153.201528120 | - |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por |
| iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-19004 | - |
| iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-84922614163 | - |
| Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 0102_7972_prc_28_01_00186.pdf | Versão Editora | 421,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












