Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/31699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRaposo, P.-
dc.contributor.editorM.ª Pilar Panero García-
dc.contributor.editorAntónio Pinelo Tiza-
dc.date.accessioned2024-05-15T09:18:49Z-
dc.date.available2024-05-15T09:18:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRaposo, P. (2023). Viva Portugal, somos Caretos!: Das festas de rapazes aos emblemas da nação: Itinerários patrimoniais mediáticos e nas redes sociais. In M. P. Panero García, & A. Pinelo Tiza (Eds.). Máscaras y Patrimonio: Etnografía del Carnaval en el s. XXI (pp. 65-91). Fundación Joaquín Díaz. http://hdl.handle.net/10071/31699-
dc.identifier.isbn978-84-126425-2-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31699-
dc.description.abstractSeguindo de perto o itinerário mediático e inscrito nas redes sociais de um processo de patrimonialização – Caretos de Podence – cujo desfecho triunfante junto do comité da Unesco, em 2019, colocou esta festa de mascarados de Inverno no cenário mundial do Património Cultural Imaterial. Os Caretos de Podence emergem na literatura etnográfica como um ritual de passagem de rapazes que num processo de patrimonialização extremamente eficaz e solidificado por uma associação local, com forte investimento mediático, em articulação com o poder politico local e regional e em colaboração com investigadores e académicos, se projeta paulatinamente num itinerário de inscrição e objetificação cultural de dimensões muito significativas. De símbolo regional a bandeira da cultura portuguesa, o rito de passagem dá lugar um processo de turistificação, mercantilização da festa e objetificação patrimonial de larga escala. Num período onde a máscara se tornou um traço do nosso quotidiano, por motivos pandémicos, que significam estas narrativas mediatizadas e espalhadas nas redes sociais? O que significa afinal “somos todos Caretos”?por
dc.language.isopor-
dc.publisherFundación Joaquín Díaz-
dc.relation.ispartofMáscaras y Patrimonio: Etnografía del Carnaval en el s. XXI-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPatrimónio cultural -- Cultural heritagepor
dc.subjectMáscaraspor
dc.subjectCaretos de Podencepor
dc.subjectUnescopor
dc.subjectNacionalismo -- Nationalismpor
dc.titleViva Portugal, somos Caretos!: Das festas de rapazes aos emblemas da nação: Itinerários patrimoniais mediáticos e nas redes sociaispor
dc.typebookPart-
dc.event.locationUrueña (Valladolid)por
dc.pagination65 - 91-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2024-05-15T10:17:33Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-96348-
Appears in Collections:CRIA-CLI - Capítulos de livros internacionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
bookPart_96348.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.