Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/27657Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Suleman, F. | - |
| dc.contributor.editor | Maria Assunção Gato | - |
| dc.contributor.editor | Pierre Guibentif | - |
| dc.date.accessioned | 2023-02-01T09:44:02Z | - |
| dc.date.available | 2023-02-01T09:44:02Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | Suleman, F. (2022). A massificação do ensino superior: novas missões e novos desafios. EM Maria Assunção Gato, Pierre Guibentif (Eds.). Entre transições: retrospetivas – transversalidades – perspetivas (pp. 136-143). DINÂMIA’CET-Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27657 | - |
| dc.identifier.isbn | 978-989-781-615-4 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/27657 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho incide sobre as motivações económicas e não económicas relacionadas com a expansão do ensino superior. A literatura analisada indica que o ensino superior tem duas grandes missões. A primeira parte da teoria do capital humano e reconhece o papel do ensino superior para preparar mão-de-obra qualificada e resolver problemas de competências das organizações. Na mesma linha de preparação dos indivíduos, uma outra proposta, inspirada na educação holística, acrescenta o crescimento dos estudantes como pessoas social e eticamente responsáveis numa sociedade democrática. Uma visão meramente instrumental confronta-se com uma perspetiva de complementaridade entre especialização profissional e cidadania. A segunda missão suporta-se na sociologia do ensino superior e explica a expansão como uma resposta à procura social de educação. As famílias investem em educação para ascender, ou manter, a posição social. Conclui-se que o ensino superior tem um papel limitado na resolução de défices de competências e na redução de desigualdades sociais. | por |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | DINÂMIA’CET-Iscte | - |
| dc.relation | PTDC/SOC-SOC /30016/2017 | - |
| dc.relation.ispartof | Entre transições: retrospetivas – transversalidades – perspetivas | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Massificação do ensino superior | por |
| dc.subject | Economia da educação -- Economics of education | por |
| dc.subject | Educação holística | por |
| dc.subject | Sociologia do ensino superior | por |
| dc.title | A massificação do ensino superior: novas missões e novos desafios | por |
| dc.type | bookPart | - |
| dc.pagination | 136 - 143 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.date.updated | 2023-02-01T09:42:37Z | - |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-93330 | - |
| Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-CLN - Capítulos de livros nacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| bookPart_93330.pdf | 534,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












