Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/26056Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Carvalho da Silva, V. | - |
| dc.contributor.author | Ávila, P. | - |
| dc.date.accessioned | 2022-09-01T11:01:23Z | - |
| dc.date.available | 2022-09-01T11:01:23Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | Carvalho da Silva, V., & Ávila, P. (2022). Nas margens da sociedade educativa. Perfis Sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugal. Sociologia On Line, 28, 35-68. http://dx.doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.28.2 | - |
| dc.identifier.issn | 1647-3337 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/26056 | - |
| dc.description.abstract | Tratando-se de um segmento da população que, do ponto de vista da análise sociológica e da incidência das políticas públicas, tem sido deixado para trás e sobre o qual pouco se conhece (Field, 2006), pretende-se contribuir para o conhecimento e visibilidade do fenómeno dos indivíduos pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida [ALV], permaneceram nas margens de uma sociedade marcada pela centralidade do conhecimento e da educação. Sem dados especificamente centrados neste segmento da população, utilizaram-se os microdados do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA, 2016) para mapear o fenómeno em Portugal. Com uma presença transversal na sociedade portuguesa é um grupo de dimensão expressiva, cuja diversidade se captou através da identificação de perfis. Simultaneamente, através destes dados retrataram-se as práticas e atitudes perante a ALV da população com baixa escolaridade em Portugal. | por |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBD%2F135682%2F2018/PT | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03126%2F2020/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | por |
| dc.subject | Adultos pouco escolarizados | por |
| dc.subject | Abordagem extensiva | por |
| dc.subject | Inquérito à educação e formação de adultos | por |
| dc.title | Nas margens da sociedade educativa. Perfis Sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugal | por |
| dc.title.alternative | At the education society´s margins. Social profiles, practices, and attitudes towards lifelong learning in Portugal from adults who didn’t participate in training and education activities | en |
| dc.type | article | - |
| dc.pagination | 35 - 68 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.number | 28 | - |
| dc.date.updated | 2022-09-01T11:59:44Z | - |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| dc.identifier.doi | 10.30553/sociologiaonline.2022.28.2 | - |
| iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
| iscte.subject.ods | Trabalho digno e crescimento económico | por |
| iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
| iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-85439 | - |
| iscte.journal | Sociologia On Line | - |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica | |
Files in This Item:
| File | Size | Format | |
|---|---|---|---|
| article_85439.pdf | 621,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












