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http://hdl.handle.net/10071/25192| Autoria: | Sampaio, M. Rodrigues, D. |
| Data: | 2015 |
| Título próprio: | Random-walk connectivity of Lisbon’s waterfront in the post-1755 reconstruction |
| ISSN: | 2183-9891 |
| ISBN: | 978-989-654-261-0 |
| Palavras-chave: | Lisboa Caminhadas aleatórias Forma urbana Simulação de agentes Frentes ribeirinhas |
| Resumo: | Neste artigo é calculada a conectividade da cidade de Lisboa pós 1755 com o rio Tejo através de uma simulação de agentes com caminhadas aleatórias. Este procedimento tem como vantagem o aproveitamento do poder explicativo da simulação potenciado pela capacidade computacional atual. Os resultados mostram aspectos das micro-dinâmicas das cidades que são invisíveis em outras análises. Os planos desenhados para a reconstrução da cidade de Lisboa significam uma mudança em relação ao modelo de cidade medieval em termos de mobilidade urbana. A tortuosidade dos espaços de circulação da antiga cidade é reduzida nos novos planos e as ligações entre as diversas zonas é melhorada substancialmente. Os resultados da simulação do modelo de caminhada aleatória mostram que os planos que mantiveram as linhas de força das pré-existências (planos 1,2 e 3) são aqueles que apresentam menos melhorias em termos de potencial de mobilidade. Os planos em que Manuel da Maya deu mais liberdade de concepção (planos 4, 6 e escolhido) são, por contraste, de navegação mais fácil. O plano escolhido é o que apresenta um tecido urbano mais permeável e conectado com a frente ribeirinha de todas as propostas pós-1755 e também em relação à cidade tardo-medieval. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| conferenceobject_25818.pdf | Versão Editora | 2,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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