Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24796
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dc.contributor.advisorCosta, Renato Lopes da-
dc.contributor.advisorSantos, Ricardo Manuel Simões-
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Lúcia Moirinho-
dc.date.accessioned2022-03-15T13:11:02Z-
dc.date.issued2022-01-17-
dc.date.submitted2022-01-
dc.identifier.citationBarbosa, A. L. M. (2022). Psicologia ambiental nas empresas do futuro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24796pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24796-
dc.description.abstractNo ambiente complexo e em constante mutação que define o perfil de negócios de hoje, a preocupação com a sustentabilidade tem ganho cada vez maior notoriedade. Percebe-se, no entanto, que as empresas ainda não têm uma perspetiva sustentável, sendo mais um conceito visto como moda. Este estudo pretende perceber se as empresas alvo deste estudo valorizam a natureza humana e o design sustentável, e se pretendem contribuir para a sustentabilidade e preservação do planeta através da possibilidade de vir a adotar psicologia ambiental nas suas estruturas. De forma a verificar a preposição desta investigação foi utilizada a metodologia SEM, usada para testar o modelo conceptual criado, mais especificamente através dos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados mostram que os benefícios gerados pela psicologia ambiental impactam positivamente na intenção dos gestores implementarem este conceito nas empresas alvo deste estudo.por
dc.description.abstractIn the complex and constantly changing environment that defines today's business profile, the concern with sustainability has gained increasing notoriety. It is noticed, however, that companies still don´t have a sustainable perspective, being one more concept seen as fashion. This study intends to understand if the companies target of this study value human nature and sustainable design, and if they intend to contribute to the sustainability and preservation of the planet through the possibility of adopting environmental psychology in their structures. To verify the preposition of this research, the SEM methodology was used to test the conceptual model created, more specifically, through partial least squares (PLS). The results show that the benefits generated by environmental psychology impact positively in the managers intention to implement this concept in the target companies of this study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPsicologia ambiental -- Environmental psychologypor
dc.subjectSatisfação no trabalho -- Job satisfactionpor
dc.subjectProdutividade -- Productivitypor
dc.titlePsicologia ambiental nas empresas do futuropor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202888371por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2024-01-17-
dc.subject.jelJ24-
dc.subject.jelJ28-
dc.subject.jel1J Labor and demographic economics-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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