Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16311| Author(s): | Mateus, S. |
| Date: | 2017 |
| Title: | Articulação e cumulatividade entre marcadores de diferença: complexificando a análise sociológica do sucesso escolar |
| Pages: | 114-128 |
| ISBN: | 978-85-63473-27-1 |
| Abstract: | Neste texto faz-se uma reflexão sobre os marcadores de diferença, que têm sido desde há muito observados como primados explicativos do sucesso escolar. Os contributos mais especializados tendem a focar-se num marcador específico – o género, a classe social, a origem étnica, entre outros. Mas as articulações estes vários marcadores produzem também efeitos específicos nas trajetórias. Procura responder à questão: na educação, de que forma os marcadores sociais de diferença se coligam e sobrepõem, e com que efeitos? Tem por base o conhecimento produzido em pesquisas realizadas em Portugal, que analisaram as trajetórias e experiências escolares de jovens descendentes de imigrantes em vários níveis de ensino – 2º ciclo do ensino básico, 3º ciclo do ensino básico e ensino superior. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Articulacao_e_cumulatividade.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












