Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9572
Autoria: Nunes, F. G.
Reto, L.
Martins, L.
Tinoco, A.
Data: 2014
Título próprio: Os significados da lealdade em Hirschman: o papel da identidade organizacional
Volume: 13
Número: 3
Paginação: 48-61
ISSN: 1645-4464
Palavras-chave: Abandono
Voz
Lealdade
Identidade organizacional
Resumo: Tendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica
DRHCO-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

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