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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbrantes, Paulopor
dc.contributor.advisorCosta, António Firmino dapor
dc.contributor.authorRamos, Maria Madalena Carlos-
dc.date.accessioned2015-05-26T10:05:22Z-
dc.date.available2015-05-26T10:05:22Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationRAMOS, Maria Madalena Carlos - Matemática: a Bela ou o Monstro? Contributos para uma análise das representações sociais da matemática dos alunos do 9º ano de escolaridade [Em linha]. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2003. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8960>.por
dc.identifier.isbn978-989-732-575-5por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/8960-
dc.descriptionDoutoramento em Educaçãopor
dc.description.abstractQuer na sociologia quer na psicologia social é actualmente pacificamente aceite que as vivências sociais estruturam e reeestruturam as representações sociais e, simultaneamente, são por elas estruturadas e reestruturadas. Assim sendo, é legítimo pensar que as representações sociais da matemática ocupam uma posição importante ao nível da aprendizagem e desempenho dos estudantes nesta disciplina. Propusemo-nos com este trabalho contribuir para a análise das representações sociais da matemática, instituindo em objecto de estudo os alunos do 9º ano a frequentarem escolas públicas do distrito de Lisboa. Tínhamos como hipóteses orientadoras deste estudo a existência real das representações sociais da matemática, sendo por isso possível a sua identificação; a sua estruturação interna em dimensões constituídas por conteúdos específicos, que legitimava uma análise dimensional; e a interpenetração das várias dimensões que justificava uma análise intra e inter-dimensional. A recolha de informação fez-se durante o ano de 2000 tendo-se optado por estratégias metodológicas complementares: uma de carácter qualitativo que se concretizou na realização de entrevistas de grupo e outra, quantitativa, que se traduziu na aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra representativa da população em estudo, cujos dados foram tratados informaticamente recorrendo para o efeito ao SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). À pergunta de partida (Matemática: a bela ou o monstro?) podemos responder, no fim do nosso trabalho, Matemática: a bela e o monstro. Com efeito, analisada a informação recolhida, aquilo que mais sobressai na relação dos alunos com a matemática é o sentimento de insegurança face ao seu elevado nível de dificuldade. Mas, mesmo para aqueles cujo convívio com a disciplina tem sido difícil, a importância da matemática e a sua utilidade são indiscutíveis. Utilidade esta que lhe advém do seu carácter instrumental, enquanto ferramenta que permitirá a obtenção de sucesso a nível escolar ou profissional mas, acima de tudo, enquanto motor de desenvolvimento pessoal e da sociedade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectAlunospor
dc.subject9º Ano escolaridadepor
dc.titleMatemática: a Bela ou o Monstro? Contributos para uma análise das representações sociais da matemática dos alunos do 9º ano de escolaridadepor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedSimpor
Aparece nas coleções:DMPS-TD - Teses de doutoramento

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