Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8833
Autoria: Bahu, Helder Pedro Alicerces
Orientação: Perez, Rosa Maria
Data: Nov-2014
Título próprio: Os profetas e a cura pela fé. Um estudo antropológico da igreja Jesus Cristo Salvador do Lubango
Referência bibliográfica: BAHU, Helder Pedro Alicerces - Os profetas e a cura pela fé: um estudo antropológico da igreja Jesus Cristo Salvador do Lubango [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/8833>.
ISBN: 978-989-732-655-4
Palavras-chave: Religião
Feitiçaria
Igreja
Doença e cura
Angola
Religion
Witchcraft
Church
Sickness and healing
Resumo: Nas suas diferentes formas de culto, a religião continua a ser um importante fator de socialização e de conciliação social. O conjunto de crenças religiosas africanas consolidadas ao longo dos séculos, a presença do Cristianismo e sua adequação às realidades encontradas resultaram numa cultura compósita que, pelas dimensões alcançadas, se tem expandido de uma forma significativa. No contexto em análise, além deste movimento religioso que valoriza a bíblia e a figura de Cristo como centrais nos seus cultos, existem outras formas de culto, como o dos antepassados, numa constelação que, no contexto angolano, envolve a circulação do paciente/devoto entre feiticeiros, quimbandas, santas, igrejas e hospitais. No trabalho que me proponho apresentar, ponho em evidência o quotidiano dos fiéis da Igreja Jesus Cristo Salvador, tendo em conta as suas realizações e constrangimentos na busca de harmonização psicológica e da cura. A frequência e permanência na igreja impõe um conjunto de limitações em termos de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabaco e prática de relações sexuais com vários parceiros e, simetricamente, reforça a oração com devoção e as deslocações periódicas ao monte para efeitos de purificação e cura. Como parte essencial de integração na igreja destaca-se a reformulação das redes de sociabilidade, pois a concretização e manutenção da crença com base nas interdições acima evocadas só é possível caso a socialização esteja orientada para membros do mesmo corpo doutrinário. Os processos de cura são orientados pelo profeta, pelo apóstolo, pelo pastor ou pelo doutor, os quais realizam uma “corrente de libertação” baseada em atos de exorcismo para motivar os fiéis em relação à possibilidade de cura, combinando este procedimento com outras formas de tratamento (cerimónia de luz; fumaça; oração diária; unção com óleos ou azeite; toma de chás; purificação de residências; peregrinação ao monte) a realizar durante um período de tempo que varia em função da patologia.
In its most varied forms of services, religion continues to be an important factor for socialization and social conciliation. The set of African religious beliefs consolidated over the centuries, the presence of Christianity and its adaptation to the realities faced has resulted in a composite culture that by the dimensions it has reached has expanded significantly. In the context of analysis, as well as this religious movement which values the Bible and the figure of Christ as central in its worship, there are other forms of worship, such as of the ancestors, in a constellation which, in the Angolan context, involves the circulation of the patient/believer between witchdoctors, medicine men, saints, church and hospital. In the study I propose to present I describe the daily life of believers of the Igreja Jesus Cristo Salvador (Savior Jesus Christ Church) taking into account their performance and hurdles as they seek psychological harmony and healing. Attendance and permanence in the church imposes a set of limitations in terms of excessive consumption of alcohol, tobacco and the practice of sexual intercourse with various partners and, on the other hand reinforces prayer with devotions and periodic trips to a mountain for purification and healing. As an essential part of integration in the church reformulation of social networks stands out, for the realization and maintenance of faith based on “sacrifices” evoked above is only possible if socialization is directed towards members of the same “body of doctrine”. The processes of healing are directed by the prophet, apostle, pastor or doctor who carry out a “chain of liberation” based on acts of exorcism to motivate believers towards the possibility of healing, combining this procedure with other forms of treatment (ceremony with light; smoke; daily prayer; anointing with oils or olive oil; drinking teas; purification of homes; pilgrimages to the mountain) to be carried out for a period of time which varies depending on the pathology.
Designação do grau: Doutoramento em Antropologia
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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