Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8608
Autoria: Luizo, Ana Rita da Silva
Orientação: Lage, Miguel
Data: 2014
Título próprio: O fandom: relação entre tipologias de adepto e intenção de compra: estudo dos adeptos do Sporting Clube de Portugal
Referência bibliográfica: Luizo, A. R. S.(2014). O fandom: relação entre tipologias de adepto e intenção de compra: estudo dos adeptos do Sporting Clube de Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8608
Palavras-chave: Marketing do desporto
Futebol
Adeptos
Sporting Clube de Portugal
Sports Marketing
Football
Fans
Sporting Club of Portugal
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a relação entre a tipologia de adeptos de futebol e as suas intenções de compra. Trata-se de um estudo exploratório, sobre os adeptos do Sporting Clube de Portugal, no qual, através da avaliação dos níveis de afinidade e lealdade dos adeptos para com o clube, projetados no seu auto-conceito e dos seus hábitos de consumo de produtos e serviços do mesmo, tentamos criar uma relação entre a tipologia de adepto e as suas intenções de compra. Esta avaliação foi feita através de entrevistas realizadas aleatoriamente a 32 indivíduos, à porta do estádio, em 3 jogos do Sporting em casa, em que foram analisadas as seguintes variáveis: Tipologias de adepto, Centralidade do Papel do adepto no Auto-Conceito e Fatores que explicam a compra e a não compra do produto desportivo. Será possível concluir qual é a relação entre a tipologia de adeptos (auto-conceito) e a intenção de compra.
In this work, we intend to analyze the relationship between the typology of football fans, and theirs buying profiles. This is a case study, about the fans of Sporting Club of Portugal, where we try to create a relation between the typology and the buying profiles by assessing the levels of affinity and loyalty of fans towards the club, designed to you self-concept and their habits of consumption. This review was done through interviews with 32 individuals randomly, at the stadium, for 3 Sporting matches. The following variables were analyzed: Type of fans, Self-Concept and Development Factors explaining the purchase and “not-buying” causes. The conclusion and understanding of the study, we can see what is the relationship between the type of fans (self-concept) and purchase intent.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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