Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8595
Autoria: Pereira, Fátima Patrícia
Orientação: Carvalho, José Luís Mexia Fraústo Crespo de
Data: 2013
Título próprio: Franchising: Uma estrategia para a expansao da Portela cafes
Referência bibliográfica: Pereira, F. P. (2013). Franchising: Uma estrategia para a expansao da Portela cafes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8595
Palavras-chave: Franchising
Desafios do mercado
Expansão
Portela cafés
Market challenges
Business expansion
Resumo: A empresa em análise equaciona abrir horizontes e desenvolver novas parcerias. Por esse motivo, esta dissertação pretende reproduzir um caderno de franchising com vista à sua aplicação por parte do objeto de estudo. Face à atual conjuntura e a outros elementos cruciais, como a concorrência, só uma minoria das empresas portuguesas consegue uma rede de grande dimensão. Neste contexto, os dados nacionais apontam para a relevância do sistema de franchising enquanto motor de expansão, dado que este promove o desenvolvimento das organizações através de um espaço de partilha de investimento e risco. O projeto desenvolvido assenta em duas partes: revisão da literatura e análise de informação. A revisão da literatura permitiu essencialmente explicar o conceito de franchising, as suas componentes básicas, vantagens, desvantagens, precedentes e efeitos inerentes, quer do ponto de vista do franchisador, quer do franchisado. Após a revisão da literatura foi realizada uma análise da situação atual da organização e do mercado cafeeiro. Posteriormente, com base no referencial teórico e no enquadramento geral da empresa e do sector, refletiu-se sobre a decisão de franchisar a atividade da organização. No final, concluiu-se que a empresa detém efetivamente os elementos-chave para se expandir através deste modelo, tendo-se, por isso, criado um caderno de franchising. Contudo, considera-se que a empresa deverá rever alguns aspetos menos fortes, tais como a estrutura organizacional, o slogan e os planos de expansão.
The studied company wants to go forward on new ventures and develop new partnerships. Therefore, the aim of this project is to develop a franchise dossier in order to be used by the enterprise. Given the current economic and other crucial elements, as competition, only a few Portuguese companies reach a large business network. In this context, national data indicates the relevance of the franchise system as a driver for the companies’ growth, since it promotes the development of organizations by sharing a portion of the risk with the franchisee. In order to create the franchise dossier, the project is divided into two parts: literature review and analysis of information. The literature review presents the state of the art and explains the most important aspects relating to franchising. After the literature review, an analysis of the current situation of the organization and the coffee market was made. Later, based on theoretical background, the company was analysed in order to find if the business should be franchised. Finally, conclusions show that the company has the key elements to expand through this model, so a franchise dossier was prepared. Nevertheless, the company should review some important aspects, as the organizational structure, the slogan and the business development plan.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_fatima_pereira.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.