Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8514
Autoria: Santos, A. J.
Monteiro, L.
Sousa, T.
Fernandes, C.
Torres, N.
Vaughn, B.
Data: 2015
Título próprio: O reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar
Volume: 28
Número: 1
Paginação: 186 - 193
ISSN: 0102-7972
DOI (Digital Object Identifier): 10.1590/1678-7153.201528120
Palavras-chave: Reduzido envolvimento social
Pré-escolar
Ajustamento psicossocial
Resumo: O reduzido envolvimento social, aspeto central na definição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verificou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, tam- bém, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refletem as dificuldades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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