Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8472
Autoria: Ferreira, Ricardo Miguel dos Anjos
Orientação: António, Nelson Santos
Data: 2014
Título próprio: Modelo de gestão japonês dos anos de 1980 versus modelo de gestão chinês atual
Referência bibliográfica: Ferreira, R. M. A.(2014). Modelo de gestão japonês dos anos de 1980 versus modelo de gestão chinês atual [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8472
Palavras-chave: Estratégia
Cultura de negócios oriental
Japão
China
Strategy
Eastern business culture
Japan
Resumo: Num mundo empresarial cada vez mais global e homogéneo, a cultura de negócios asiática apresenta-se como um elemento diferenciador e não menos bem sucedido. A análise desta temática pretende proporcionar ao leitor uma nova dimensão no estudo comparativo entre a cultura de negócios japonesa e a chinesa. Assim, esta dissertação visa responder à seguinte questão: “É o modelo de gestão japonês dos anos de 1980 semelhante ao modelo de gestão chinês atual?”. O modelo de gestão japonês ficou conhecido na década de 1980 devido à elevada competitividade que as empresas japonesas demonstravam face às restantes concorrentes nas respetivas indústrias. Pois, estas, por norma eram líderes de mercado a nível mundial e as suas práticas baseavam-se em políticas de recursos humanos e num sistema produtivo eficaz. Se o Japão atingiu o seu clímax na década de 1980, a República Popular da China (RPC) está atualmente a começar a fazer justiça à sua história. Com empresas como a Haier, Lenovo ou Huawei, a ganharem quota de mercado às concorrentes internacionais e a construírem marcas de confiança, a RPC começa a dominar o mundo dos negócios. Assim, com esta dissertação concluiu-se que a cultura dos dois países é semelhante, colocando um pensamento altruísta, coletivista e com relações próximas em destaque. Porém, é importante referir que existem vários modelos em toda a RPC, e que estes estão a evoluir rapidamente. O conceito para essa causa é denominado “Inventado na China” que poderá, inclusivamente, aproximar o modelo dos dois países.
In an ever more global and homogeneous business world, Asiatic business culture stands out and is no less successful. The analysis of this theme aims to provide the reader with a new perspective in the comparative study of Japanese and Chinese business culture. Therefore, this dissertation aims to answer the following question: “Is the Japanese management model of the 1980s similar to the current Chinese management model?”. The Japanese management model was remarkable during the 1980 due to the high competitiveness of the Japanese firms in the face of the rest of the competition in these industries. These firms, were normally global market leaders and their practices were based on human resources policies and on an effective productive system. If Japan achieved its climax at the decade of 1980, the People‟s Republic of China (PRC) is now beginning to do justice to its history. With firms like Haier, Lenovo or Huawei winning market share from their international competitors and building reliable brands, the PRC is starting to dominate the business world. Therefore, this dissertation concludes that the culture of the two countries is similar, involving altruist, collectivist thought and with close relationships in focus. However, it is important to note that there are several models in the PRC and these are evolving quickly. The concept for this cause is called “Made for China” and could bring both models closer together.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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