Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/8081
Autoria: Matias, Pedro Miguel dos Reis
Orientação: Costa, Pedro
Cardoso, Gustavo
Data: 2013
Título próprio: Turismo criativo: Uma abordagem ao caso Português
Referência bibliográfica: Matias, P. M. dos R. (2013). Turismo criativo: Uma abordagem ao caso Português [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/8081
Palavras-chave: Criatividade -- Creativity
Turismo -- Tourism
Turismo criativo
Guia Portugal Contemporâneo
Creative tourism
Portugal Contemporary Guide
Resumo: Tem havido um crescente reconhecimento do papel da criatividade no desenvolvimento dos territórios e na atratividade dos destinos turísticos, como forma de evitar a sua erosão e/ou massificação. Embora a delimitação do que seja economia criativa, indústrias criativas ou cidades criativas, sejam objeto de debate e controvérsia, o posicionamento do turismo marca a diferença. Efetivamente, este setor surge como um objetivo económico, social, cultural e de desenvolvimento pessoal, sendo um output da criatividade e uma forma de potenciar as vantagens competitivas dos destinos. Depois de abordarmos diversos autores, chegámos a uma síntese de como é atualmente encarado o turismo criativo: tendo como núcleo central as cidades e o produto cultural e paisagístico, o turismo criativo resultará, na nossa ótica, da convergência de três aspetos que se vivenciam num destino: a experiência, a relação e a co-criação. A partir deste ponto, identificámos alguns fatores que concretizam estes aspetos, e que indiciam o impacto da criatividade no turismo. Esses fatores são depois relacionados com o Plano Estratégico Nacional do Turismo e com um projeto desenvolvido pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de apresentar algum do potencial turístico da criatividade no nosso país, o Guia Portugal Contemporâneo.
There has been an increasing recognition of the role of creativity in the development of the territories and the attractiveness of tourist destinations as a way to avoid it`s erosion and /or massification. Although the delineation of what is creative economy, creative industries and creative cities, are the subject of intense debate and controversy, the position of tourism makes a difference. Effectively, this sector appears as an economic, social, cultural and personal development objective, being an output of creativity and a way to potentiate the competitive advantages of destinations. After addressing various authors, we have reached a synthesis what is currently regarded as creative tourism: having as core cities and the cultural product, creative tourism will result, in our view of the convergence of three aspects that tourists experience with and in a destination : experience, relation/conection and co-creation. From this point, we have identified some factors that embody these aspects, and point to the impact of creativity in tourism. These factors are then related to the National Strategic Plan for Tourism and with a project developed by Turismo de Portugal, with the aim of presenting some of the touristic potential of creativity in our country, Portugal Contemporary Guide.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Cultural
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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