Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7988
Autoria: Patrício, Filipe Alexandre da Cruz
Orientação: Serrão, Carlos
Data: 2013
Título próprio: Remuneração e promoção de bandas e artistas independentes através de um portal de música online
Referência bibliográfica: Patrício, F. A. da C. (2013). Remuneração e promoção de bandas e artistas independentes através de um portal de música online [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7988
Palavras-chave: Música -- Music
Tecnologia
Internet
Direitos-conexos
Modelos de negócio de música
Tecnology
Related-rights
Music business models
Resumo: A música tem sempre evoluído, e com esta, os modelos de negócio têm sido alterados ao longo da história. Começando pelas atuações ao vivo (sinfonias, opera e música de câmara) até à era digital, a forma de reprodução e distribuição de música foi tomando diferentes formas, “obrigando” os artistas a adaptarem-se e inovarem para divulgar e promover o seu trabalho. Mais recentemente as editoras têm sido uma alavanca para os artistas poderem divulgar o seu conteúdo sem que estes tenham que se preocupar com questões mais burocráticas. No entanto, por vezes a distribuição de royalties não era feita de forma justa para ambos. O que leva a questionarmo-nos qual a melhor forma, dado a conjuntura atual, de os artistas divulgarem e obter remuneração o seu conteúdo. As novas tecnologias podem trazer desvantagens para os modelos de negócio clássico, mas por outro lado pode trazer novas oportunidades para os artistas. Com a criação de um portal de música online os artistas poderão obter algumas das vantagens trazidas pela Internet e assim divulgarem os seus conteúdos e com isso obterem remuneração do seu trabalho. É dentro desta temática que a presente dissertação está enquadrada, pretendendo alargar assim o conhecimento ligado à música e à tecnologia.
Music has been evolving throughout history and, with it, the business models have been changed. From live performances (symphonies, opera and chamber music) to the digital era, music’s reproduction and distribution has taken different forms, leading artists into adapting and innovating to promote their work. Recently music publishers have been a boost for artists, enabling them to promote their content without having to deal with bureaucracies. However, royalty distribution hasn’t always been too fair for both. That leads to questions about the best way for an artist to get their content promoted given the current situation. Technology may bring some disadvantages for classic business models, but could also bring new business oportunities. With the creation of an online portal for music, artists may acquire certain perks brought by the internet and thus promote their content and gain acknowledgement by doing so. This dissertation focuses on this topic, with the purpose of expanding the knowledge of music and technology.
Designação do Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia da Informação
Designação do grau: Mestrado em Informática e Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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